12 de janeiro de 2011

Total Irresponsabilidade

"Nós não podemos de facto excluir a possibilidade de ocorrer uma crise grave em Portugal, não apenas no plano económico e no plano social, mas também no plano político”.

Cavaco Silva, numa intervenção de campanha na Guarda.

Uma intervenção desta natureza e nesta altura é de total irresponsabilidade, mesmo que Cavaco a tenha tentado secundar com uma explicação, dizendo que  é necessário ter na Presidência da República alguém com experiência para lidar com “situações complexas, muito difíceis e situações que neste momento ninguém consegue prever”.


Quem eventualmente tem responsabilidades na estratégia de comunicação política de Cavaco anda a navegar em águas turvas. Cavaco tem de afirmar as suas competências per si e não com recurso a referências negativos para conseguir afirmar a diferença. Não é necessária a "ameaça do cenário catastrófico" para afirmar que Cavaco é que o pode enfrentar com tranquilidade para os portugueses.
É que, no registo de intranquilidade quotidiana e permanente em que vivemos, o sinal retido neste tipo de mensagens é que essa intranquilidade ainda vai piorar. É esse o sinal que Cavaco está a dar ao país. É psicologia básica. O resto são estratégias políticas demasiado elaboradas que o povo não capta. Resta saber a quem as estão a dirigir os estrategas do candidato presidencial. Porque aos portugueses não é com certeza...

Sem comentários: