14 de outubro de 2011

"Estupidamente" esclarecidos - Episódio II

Basta reter algumas declarações de hoje de responsáveis europeus (embora por prudência, como seria de prever, ainda só falam porta-vozes) para se perceber o alcance do que escrevi no post anterior.

Diz  Amadeu Altafaj, o porta-voz da Comissão Europeia: «É verdade que este é um exercício muito desafiante e que factos recentes colocam ainda mais pressão em termos de concretização dos objectivos de equilíbrio, mas não temos qualquer dúvida sobre a determinação do Governo em fazer o que for preciso».

É um desafio desafiante porque os responsáveis europeus não fazem a miníma ideia do que resulta ou resultará da aplicação do "modelo de resgate com formatação UE", suas consequências económicas e sociais.

A única permissa razoavelmente previsível é o de acautelar o retorno e respectivo juro do capital de resgate. E o conforto fica todo na determinação que reconhecem ao governo. É apenas dessa determinação que precisam para a sua salvação. Pergunto, no entanto, se este porta-voz não terá falado à revelia de Durão Barroso e se o seu HMV não será lá mais para os lados da ex-RDA agora chancelada.

Sem comentários: