Leitura Obrigatória
Recomendo uma leitura atenta de um texto da autoria de Fernanda Ló, publicado na Edição de Outubro da Revista Frontline, sobre a importância da Imagem e a problemática dos Deficientes.
Recomendo não só a nós Comunicadores, mas a todos, Pais, Educadores e todos os que possam ser agentes promotores de mudança. Como diz a autora (em dois excertos que aqui transcrevo):
"A importância da imagem, principalmente a imagem do deficiente (porque há muito deficiente que não tem “esse” comprometimento na imagem) reflecte a maturidade humana e cultural de uma comunidade. Neste domínio, infelizmente os portugueses ainda vivem na idade das trevas."
"...A importância da imagem foi desprovida de pudor quando o célebre fotógrafo Toscani (o fotógrafo da Benetton) mostrou a sua campanha ao Mundo. Tanto nos chocou! E se Toscani tivesse pegado não na diferença étnico/racial mas sim na diferença que aqui comento? Talvez fosse uma ajuda na mudança, pois o que chocou passou a ser moda. A minha filha tem uma t-shirt da dita marca com um pretinho e uma branquinha a beijarem-se. Toscani podia ter pensado na menina com Síndrome de Down, abraçada ao menino com Paralisia Cerebral. Seria vendável?"
Vale a pena uma reflexão...
Sem comentários:
Enviar um comentário